quinta-feira, 15 de março de 2012

Braga e FC Porto suspendem equipas B

Minhotos não concordam com criação do fundo de solidariedade para compensar as restantes equipas da Liga Orangina.

O Sporting de Braga, tal como o FC Porto, suspendeu o projecto da equipa B, que deveria arrancar na próxima temporada. Em causa o fundo de solidariedade proposto como compensação para as restantes equipas da Liga Orangina.

A medida previa, numa primeira fase, a cedência, por parte dos clubes com equipas B, de 3% da verba relativa aos direitos televisivos e 1%, numa segunda fase, foi rejeitada na última assembleia da Liga. Os bracarenses temem que, tal como aconteceu com o alargamento, se possa criar uma vaga de fundo no sentido de forçar a aprovação da medida.

Os azuis e brancos desistiram de avançar com a equipa B na próxima temporada. A decisão da SAD portista vem no seguimento da Assembleia Geral da Liga da última segunda-feira, em que os clubes da II Liga exigiram ficar com 3% dos direitos televisivos dos emblemas que vão ter equipa B. As conversações ficaram suspensas, já que não houve decisão final.

Os dragões justificam o adiamento da formação da equipa B pela "instabilidade criada pelo presidente da Liga". O FC Porto teria direito à criação da equipa B, proposta que vem no seguimento do alargamento da II Liga para 22 clubes e em que teriam entrada o Marítimo e os cinco primeiros classificados da temporada anterior.

A Federação Portuguesa de Futebol vai discutir este assunto na reunião de direcção marcada para esta quinta-feira. No mesmo encontro, será tomada uma posição acerca do alargamento da I Liga de 16 para 18 clubes.

Além desta tomada de posição, o Braga é um dos clubes que não aprova o alargamento da I Liga, de 16 para 18 clubes.

Sem comentários: