sábado, 2 de abril de 2011

JOGO ACADÉMICA PORTIMONENSE: ANTEVISÃO

Académica e Portimonense encetaram recentemente um percurso ascensional na Liga que, mesmo não tendo muita expressão em termos classificativos, pode ser atestado pelos recentes resultados de ambos os lados. Num caso, depois de uma mudança de treinador, no outro, após um voto de confiança.

Vejamos. Em Coimbra, a aposta no escuro em José Guilherme foi corrigida em dois meses, com a entrada do calejado Ulisses Morais que voltou a meter a equipa no trilho dos bons resultados. Em quatro jogos, apenas uma derrota, no Dragão, uma vitória logo a abrir em Guimarães e ainda empates com a U. Leiria e na Choupana.

Do outro lado, chega Carlos Azenha, com a imagem reforçada, após uma sequência de cinco jogos sem perder, e, pelo meio, as duas primeiras vitórias da carreira, em Aveiro, e, na semana passada, em casa, diante do V. Guimarães. Os algarvios descolaram do último lugar da classificação e estão agora a cinco do V. Setúbal, primeira equipa acima da linha-de-água. Livrar a equipa da descida continua, ainda assim, a ser uma tarefa complicadíssima, por depender em muito daquilo que os sadinos possam (ou não) fazer até final da época.

As melhorias na equipa dos estudantes contrastam, todavia, com a pesada herança deixada por Jorge Costa e José Guilherme em casa, onde não se regista uma vitória da equipa de Coimbra desde 23 de Outubro do ano passado, quando o Nacional ai perdeu por 2-1. Ulisses queixa-se da finalização e, na verdade, já disputou duas partidas como visitado (incluindo o último jogo com o V. Guimarães, para a Taça de Portugal), sem ter visto um único golo dos seus comandados.

Estudantes feitos num oito e algarvios na ala

As lesões continuam a ser uma dor de cabeça para a Briosa, ao ponto de estarem disponíveis apenas 18 jogadores (no máximo 19, mas com três guarda-redes). Orlando, Amoreirinha, Adrien, Éder, Nuno Coelho, Diogo Gomes, Hélder Cabral e Diogo Valente, este por castigo, não entram nas contas da partida, mas o onze não deverá ser muito diferente daquele que empatou com o V. Guimarães. Diogo Melo deve voltar à titularidade, tal como Addy, derivando Bischoff para o lado esquerdo.

Já os algarvios debatem-se com problemas na ala esquerda, face às ausências de Candeias (castigado) e Ivanildo (lesionado). Pior: Lito é o único extremo de raiz disponível para o jogo, levando a que o lateral Nilson possa ter de jogar mais à frente. André Vilas Boas, Pedro Moreira e Aragoney, por lesão, e Ivo, por opção, completam a lista de ausentes.

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Luiz Nunes e Addy; Pape Sow e Diogo Melo; Sougou, Hugo Morais e Bischoff; Miguel Fidalgo.
Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Paulo Grilo, Júnior Paraíba, Sissoko, Laionel e Carreño

PORTIMONENSE: Ventura; Ricardo Pessoa, André Pinto, Ruben Fernandes e Ricardo Fernandes; Elias e Soares; Lito, Pedro Silva II e Nilson; Kadi.
Suplentes: Pedro Silva I, Di Fábio, Wakaso, Hélder Castro, Pires, Mourad e Patrick.

Sem comentários: